
Storytelling e Estratégia
Matricule-se já Grátis-
Introdução ao conceito de Storytelling e Estratégia
-
Estrutura narrativa e estratégia
-
Qual o tema da sua história?
-
Era uma vez...
-
O personagem
-
O ambiente
-
O ambiente dinâmico: aprendendo com a música
-
Um sonho
-
Encerrando as apresentações
-
Introdução à Jornada do Personagem
-
Construindo a Jornada - Identificando possibilidades
-
O mapa da Jornada
-
Detalhando a história
-
No jardim, nem tudo são flores
-
E viveram felizes para sempre?
-
Indicadores de um final feliz
-
Monitorando o Felizes para sempre
-
Utilizando o conceito de Storytelling para a gestão de projetos
-
Encerramento
PRÓLOGO
ATO 01
ATO 02
ATO 03
EPÍLOGO
Descrição do curso
Este curso é uma proposta metodológica e analítica para
aprender estratégia e planejamento utilizando o storytelling.
Ao longo do curso serão explorados conceitos de estratégia,
propósito, planejamento e gestão de projetos, dentre outros, de modo a colocar
o aluno como narrador de uma história, a história que a empresa gostaria de
contar. Assim, este curso está organizado em atos.
O Ato 1 é sobre o personagem, o ambiente e seu sonho, isto
é, é sobre a empresa, seu contexto e sua missão ou propósito organizacional.
O Ato 2 é sobre a jornada do personagem, isto é, é sobre
como realizar um planejamento estratégico para garantir o propósito da empresa
na prática.
Por fim, o Ato 3 é sobre o final feliz da história, isto é,
sobre como desenvolver indicadores de monitoramento e como gerenciar projetos.
Além disto, o prólogo é a introdução ao curso, enquanto o
epílogo é o encerramento dele. Deste modo, tal qual uma peça de teatro, este
curso está organizado em atos, partindo da premissa do storytelling na própria
organização dos conteúdos.
Ao longo destes atos são apresentados conceitos e reflexões
que posicionam o aluno como narrador de uma história.
Deste modo, ao final do curso o aluno é capaz de utilizar
ferramentas aplicáveis em diferentes contextos organizacionais, com a
finalidade de formular, planejar e executar uma estratégia, isto é, colocar o
planejamento estratégico em prática, além de monitorar os resultados.
Tudo isto com a premissa de construir uma narrativa com
propósito.
Categoria: Gestão
Informações gerais
Conteúdo
- Introdução ao conceito de Storytelling e Estratégia
- Estrutura narrativa e estratégia
- Qual o tema da sua história?
- Era Uma Vez
- O personagem
- O ambiente
- O ambiente dinâmico: aprendendo com a música
- Um sonho
- Encerrando as apresentações
- À jornada do personagem
- Construindo a jornada - identificando as possibilidades
- O mapa da jornada
- Detalhando a história
- No jardim, nem tudo são flores
- E viveram felizes para sempre?
- Indicadores de um final feliz
- Monitorando o "felizes para sempre"
- Utilizando o conceito de Storytelling para a gestão dos projetos.
- Encerramento
Objetivo
O curso busca ensinar de maneira lúdica e didática sobre
planejamento estratégico, trabalhando conceitos de estratégia e storytelling.
Metodologia
O curso é composto por aulas expositivas dos professores, tanto individuais, quanto em interação, contando com participações especiais de especialistas em temáticas específicas.
Além disto, ao final das aulas o aluno encontrará materiais complementares e exercícios de fixação do aprendizado.
Professores
Fernanda Aparecida Xavier Arruda
Graduada em Comunicação Social pela UFPR, Especialista em
Marketing pela PUCPR e Especialista em Planejamento e Gerenciamento
Estratégico, também pela PUCPR. Já atuou nas áreas de Marketing e Comunicação,
e hoje atua na área de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos.
Rodrigo Alexandre de Melo
Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná. Já atuou como professor para o curso de Administração,
graduação e pós-graduação, e hoje atua com planejamento e análise de dados na
área de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul.
Comece agora
Matricule-se já Grátis